Visualizações

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Electroestimulação

Site Bacalhau Urbano

Facebook Bacalhau Urbano

Twitter Bacalhau Urbano

Electroestimulação

O que é?

O uso de correntes de baixa e média frequência e intensidade, aplicadas externamente, permitem “substituir” a contracção fisiológica (voluntária), por uma contracção muscular involuntária. Permite evitar a perda do tónus muscular em períodos prolongados de imobilização e aumentar a força muscular quando combinada com exercício activo (electro-estimulação dinâmica).

Combinou-se a electroestimulação com a realização dos exercícios de trabalho muscular voluntário, com muito bons resultados. No modo reabilitação permite recuperar o tónus e força da zona afectada e reactivar as fibras atrofiadas depois da pausa forçada pela lesão.

Para que serve?

Os electroestimuladores podem ser muito úteis e mais ainda se estiverem associados ao treino voluntário, pois a electroestimulação é mais uma ferramenta do programa de treino.

Ajuda muito na área da reabilitação, recuperações activas e na preparação da musculatura para esforços futuros, pois estimula o músculo sem provocar carga na articulação que o movimenta (por exemplo, pode impedir que o quadricípite perca tónus enquanto estiver de convalescença de uma lesão no joelho e acelerar a sua recuperação ou ganhar potência sem sobrecarregar as articulações).

Permite recuperar de uma lesão?

O electroestimulador ajuda a uma rápida e fácil recuperação da zona afectada, assim como um reforço muscular considerável da musculatura implicada, permitindo uma rápida recuperação da lesão e assegurando um desenvolvimento normal da prática desportiva, em apenas 6 semanas.

A electroestimulação consegue mais rendimento por não submeter os tendões e articulações a tensão, o que a torna ideal para a reabilitação e prevenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário